Cidades

Aumento de 40% no número de agentes do Niterói Presente

Solenidade foi realizada na Cidade da Ordem Pública, no Barreto. Foto: Foto: Luciana Carneiro/Ascom Niterói

Foram apresentados os 96 novos agentes civis que passam a integrar os quadros do Programa Niterói Presente, nesta terça-feira (1), na Cidade da Ordem Pública, no Barreto. Com este chamamento, o número de integrantes sobe 40% e chega a 220 civis.

De acordo com o planejamento, os agentes atuarão em conjunto com as equipes do programa formadas por policiais militares nos bairros de Icaraí, Santa Rosa, Centro, Fonseca, Charitas, São Francisco e Jurujuba.

Ao saudar os novos membros, o prefeito Rodrigo Neves destacou a importância de cada um no trabalho diário de rua e enfatizou que ações de Segurança Pública, como o Niterói Presente, apoiadas pela Prefeitura, têm sido importantes para a redução dos índices de criminalidade na cidade.

“Os primeiros levantamentos dos índices de segurança de setembro apontam que Niterói, pelo nono mês consecutivo, teve redução nos indicadores de criminalidade”, destacou o prefeito.

“A prévia mostra redução de cerca de 40% de roubos de ruas e de 60% de roubos de veículos. Após duas décadas de aumentos dos índices de criminalidade, temos todos esses meses consecutivos de redução. Com o Pacto Contra Violência, o plano municipal de Segurança Pública, e o total apoio às forças de segurança, a cidade começa a viver uma outra fase. Estamos investindo mais de R$ 60 milhões por ano em Segurança. Cerca de dois terços do policiamento da cidade, atualmente, é financiado pela Prefeitura”, afirmou Neves.

O Niterói Presente é um convênio entre a Prefeitura de Niterói e o Governo do Estado. Todos os custos do programa são pagos pelo Município, que foi implantado em dezembro de 2017. O secretário de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, destacou a integração das forças de segurança.

“Temos a atuação integrada entre o Niterói Presente, polícias Civil e Militar e Guarda Municipal, com o apoio do Centro Integrado de Segurança (Cisp), com câmeras monitorando a cidade 24 horas e o Sistema dos Portais de Segurança. E também temos projetos sociais e na área de educação. Não queremos somente reduzir os índices queremos dar tranquilidade para a população”, ressaltou o secretário.

O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança, Gilson Chagas, reforçou a importância dos agentes nas ruas.

“O investimento da Prefeitura, aliado ao trabalho integrado com as forças estaduais de segurança, está gerando resultados importantes. O Niterói Presente também tem um papel importante na comunidade, como apoio diário, próximo à população no dia a dia”, disse.

A apresentação dos novos agentes do Niterói Presente foi acompanhada também por secretário executivos, pelo deputado estadual Paulo Bagueira, pelo Comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Sylvio Guerra, e pelo coordenador do programa, major David Costa.

< Idoso é preso por ter estuprado criança em SG Idosos viram microempreendedores em Niterói <